sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Em defesa da Fé

Temos observado o quanto a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo tem sido atacada nos últimos tempos. São verdadeiras avalanches de críticas à Doutrina legada por Cristo, e que é posta em dúvida pelos mais variados tipos de seitas que surgem a todo instante, julgando ser a verdadeira igreja de Deus. Sabemos que a única Igreja querida por Jesus foi a Igreja Primitiva, que não deixou de existir, mas que subsiste na Igreja Católica. Enquanto batizados, portanto inseridos na Igreja de Cristo, temos o dever de defender nossa Fé. Não uma fé sem bases, mas enraizada na Sagrada Escritura, na Tradição Apostólica e no Magistério da Igreja, através da infalibilidade papal e da vida dos muitos padres e santos e santas martirizados por amor à Igreja.

Confira nossos vídeos no Arquivo do Blog!!!

A Igreja de Cristo

Onde está o Cristo Jesus está a Igreja Católica

Santo Inácio de Antioquia, no ano 107, afirmou: “onde está o Cristo Jesus está a Igreja Católica”. Considerando o fato de Jesus ser o fundador da Igreja Católica, podemos dizer que Ela é Una, Santa, Católica e Apostólica.

Cristo estabeleceu apenas uma Igreja ao afirmar: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja...”; por isso dizemos que a Igreja é Una, ou seja Única, já que Jesus deixa claro que se trata da propriedade exclusiva Dele. Só existe, então, uma Igreja que pertença a Jesus: a que Ele entregou a Pedro para apascentar, junto com os outros Apóstolos.

O Catecismo nos ensina que da mesma maneira Eva foi formada pelo lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na Cruz. Isso nos leva a afirmar que, sendo Jesus Cristo o Filho Santo de Deus, a Igreja, que nasceu Dele, também é Santa.

Os primeiros cristãos já declaravam que a Igreja de Jesus é Católica. Quando dizemos isso, nós entendemos que ela é Universal, ou seja, deve atingir todas as pessoas. Essa, aliás, é a missão da Igreja: ensinar a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a guardar tudo o que Jesus mandou.

E, por último, quando Santo Inácio afirmou o que a Igreja Primitiva já declarava na época, ou seja, a íntima ligação de Jesus com a Igreja Católica, ele nos diz mais uma das qualidades da Igreja, a de ser Apostólica. Apostólica porque seu fundamento vem dos Apóstolos, como Cristo mesmo desejou, entregando o governo de sua Igreja nas mãos de Pedro e dos Apóstolos.

É por tudo isso que devemos estar preparados para defender a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. A Igreja a qual Cristo credenciou para a salvação da humanidade. É nosso dever conhecer a Doutrina Católica para podermos enfrentar as heresias que surgem e que acabam derrubando a fé de muitos de nossos irmãos, levando-os a igrejas que não são a verdadeira Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Católica, em cuja fé vivo, afirmo viver, e prometo viver e morrer”. Santa Teresa de Ávila (Doutora da Igreja)