terça-feira, 3 de novembro de 2009

Como Surgiu a Bíblia?

A Igreja professa a fé na Inspiração Divina; ou seja, foi o Espírito Santo de Deus quem influenciou os autores da Bíblia. Ao contrário do que muitos pensam, ela não desceu do céu pronta, como um fax enviado por Deus.

Porque a bíblia católica é diferente da bíblia protestante?
Antigo testamento
Vamos nos ater a explicar o surgimento do Antigo Testamento, já que é nele que a bíblia protestante difere da nossa. Os judeus que viveram antes de Jesus já passavam para o papel as Leis de Deus e toda a sua revelação, mas não as catalogavam. Só com o surgimento dos livros do Novo Testamento, que eles negavam, é que surgiu a idéia de juntar todos os livros até então escritos numa coletânea – o que chamamos de bíblia.

Os judeus que moravam na Palestina, avessos a povos estrangeiros, impuseram critérios para formar a Tanach (bíblia judaica). Acontece que esses critérios eram puramente nacionalistas. Por isso os livros de Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, além de trechos dos livros de Daniel e Ester, não foram aceitos na Bíblia judaica da Palestina . Estes mesmos livros, traduzidos para o grego, foram aceitos pelos judeus que viviam em Alexandria. Com isso, tínhamos dois cânones: o cânon da Palestina e o cânon de Alexandria. Acontece que os Apóstolos e Evangelistas, ao escreverem os livros do Novo Testamento, usaram como referência o cânon de Alexandria, ou seja, a bíblia completa, com os livros já citados. Para se ter idéia, das 350 referências do Antigo Testamento que existem no Novo, 300 são tiradas da versão de Alexandria, o que prova que os Apóstolos usaram a Bíblia completa.

Até o quarto século houve dúvidas na Igreja com relação aos sete livros por causa da dificuldade do diálogo com os judeus palestinos. Mas como sabemos que é o Espírito Santo quem guia sua Igreja, a hesitação foi passageira e a Sagrada Tradição, juntamente com o Sagrado Magistério, optou pela Bíblia completa, confirmando os sete livros como também inspirados por Deus. Muitas pessoas perguntam porque a bíblia dos protestantes é diferente da católica. A explicação está no fato de que Martinho Lutero, quando se opôs à Igreja, negando a Tradição Apostólica, decidiu seguir o cânon da Palestina, excluindo os sete livros da versão de Alexandria.

Por fim, é preciso compreender que a Bíblia não define, ela mesma, o seu catálogo, isto é, quais livros ela deve conter. Assim sendo, esse catálogo só pode ter sido feito pela Tradição Apostólica oral que, de geração em geração, chegou até nós.

“A interpretação da Escritura está sujeita, em última instância, ao juízo da Igreja, que exerce o divino mandato de guardar e interpretar a Palavra de Deus” - Concílio Vaticano II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário