sábado, 14 de novembro de 2009

Dízimo


Qual mandamento da Igreja diz que eu devo dar o Dízimo?
O que talvez muitos católicos ainda não saibam é que, além dos Dez Mandamentos do Antigo Testamento, existem os “Cinco Mandamentos da Igreja”. E é preciso entender que Mandamento, diferente de recomendação ou conselho, é algo obrigatório.

Nós sabemos que Cristo deu poderes à Sua Igreja para estabelecer normas para a salvação do povo. Ele disse aos Apóstolos: “quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou” (Lc 10,16).

Então, a Igreja cria leis com o poder dado por Jesus, e quem não a obedece, não obedece ao próprio Cristo, e em conseqüência, ao Pai. Para garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo, a Igreja estabeleceu cinco mandamentos que todo católico têm de cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja.

Por ocasião de ser este o último domingo do mês, onde damos ênfase à conscientização e à importância do Dízimo, vamos nos ater ao quinto mandamento. Ele diz: “Ajudar a Igreja em suas necessidades”.

Bem, esse mandamento, importante como todos os outros, lembra aos fiéis que eles devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades. O Código de Direito Canônico reserva às Conferências Episcopais, no caso do Brasil, a CNBB, o direito de estabelecer outros preceitos eclesiásticos para o seu território. Com isso, no Brasil, temos a tradição de ofertar aquilo que condiz com a nossa possibilidade e o costume de dar o dízimo, ou seja, 10% da renda.

O que a Igreja faz com essa contribuição?
Todo o dízimo é investido na Igreja. Uma pequena porcentagem é entregue à Cúria Diocesana, que está a serviço das comunidades. O restante é dividido entre a comunidade doadora e a sede paroquial.

Além disso, o dízimo é direcionado para seis dimensões da obra evangelizadora:

A primeira é a dimensão Litúrgica, nas despesas com o culto, como, por exemplo: vinho, hóstias, velas, flores, água, luz...

A segunda é a dimensão Pastoral, nas despesas com todas as pastorais, além de retiros, livros, cartazes, formação...

A terceira é a dimensão Comunitária, na remuneração dos padres, dos funcionários, manutenção do prédio, da casa paroquial, da secretaria...

A quarta é a dimensão Social, na promoção humana e social dos pobres, idosos, crianças, dependentes químicos...

A quinta é a dimensão Missionária, na colaboração com as paróquias pobres da diocese e de outras dioceses, além das missões em todo o mundo...

E a sexta é a dimensão Vocacional, na formação de lideranças, seminaristas, novos padres, Ministros, catequistas...

Como vocês perceberam, o trabalho da Igreja, que o próprio Cristo ordenou, não pode parar, até que Ele venha instaurar seu Reino Definitivo. Até lá, a Igreja precisa que você seja fiel, assim como Cristo é em sua vida. Portando, oferte a Deus, seja Dizimista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário